Nutrição

Nutrição

Quando se fala em cuidados com a alimentação e em manter uma vida saudável certamente ligamos tais adjetivos com a Nutrição, que é a área responsável por auxiliar na vida alimentar não só de uma pessoa em si, mas na conscientização familiar, uma especialidade do Espaço M.

Com o acompanhamento nutricional adequado, os pacientes poderão se manter saudáveis, visto que uma boa alimentação previne contra doenças como a diabetes, hipertensão, gastrite, obesidade e até diminui o impacto da tensão pré-menstrual (TPM) nas mulheres. Visando a prevenção e a qualidade de vida, é importante também seguir uma dieta balanceada não só quando sintomas adversos aparecem, mas durante toda a vida. Portanto, a equipe de nutrição tem o papel de tornar a vida do paciente mais saudável, começando pelos hábitos alimentares.

Durante a consulta com um nutricionista serão avaliados diversos fatores, como o estilo de vida, o objetivo pelo qual a pessoa está se consultando com um nutricionista e, por fim, exames complementares para entender as necessidades nutritivas de cada um para que a dieta correta seja prescrita.

Se consultar com um profissional da área da nutrição ajuda a prevenir diversos problemas que podem surgir por conta de uma má alimentação como:

Gastrite

A doença é causada por uma inflamação estomacal e pode afetar o indivíduo de uma forma aguda ou crônica. Sua principal causa está atrelada ao estresse, fatores hereditários ou por bactéria, frequente em casos de Gastrite crônica. Uma dieta elaborada pelo nutricionista,que evite alimentos que podem irritar o estômago causando uma crise gástrica, pode prevenir desconfortos ao paciente.

Diabetes

Por ser uma doença crônica que afeta milhares de brasileiros ao longo dos anos, cerca de 7% dos homens no Brasil segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nutricionista atua como agente preventivo de tais problemas organizando uma dieta rica em nutrientes para que ocorra uma reeducação alimentar e que o alto nível de glicose no sangue, principal sintoma da diabetes, seja controlado.

Osteoporose

Doença que é mais frequente em mulheres durante o envelhecimento, a Osteoporose causa o desgaste ósseo por conta de deficiências de cálcio no organismo, menopausa e, também, o envelhecimento. O papel do nutricionista neste caso, é elaborar um cardápio rico em cálcio para que a prevenção seja feita para com esta doença.

Os nutricionistas também estão atuando na vida das crianças, principalmente aquelas que sentem repulsa por certos alimentos, em especial verduras, frutas e legumes. A Neofobia Alimentar é o medo de provar certos alimentos muitas vezes por uma alimentação familiar sem variedades levando a estranheza quando novos alimentos são postos à mesa, que por muitas vezes trazem benefícios à saúde da criança. O papel do nutricionista neste caso vai além do clínico e passa a conscientizar a família da importância de ter uma alimentação saudável, além de implantar técnicas de fazer com que a criança tenha uma melhor aceitação pelos alimentos.

No Espaço M, o profissional acompanhará toda a evolução do quadro nutricional da família bem de perto, disponibilizando um número para contato direto para que a família se sinta à vontade para perguntar sobre quais os melhores alimentos e formas de fazer a criança criar o hábito alimentar saudável.