Alimentos que auxiliam na amamentação

Alimentos que auxiliam na amamentação

Alimentos que auxiliam na amamentação

Cultivar hábito alimentar saudável é importante em qualquer fase da vida e na amamentação não é diferente.
Vários palpites e receitas são recomendados nesse período para auxiliar na produção do leite, mas, será que tudo é verdade?
A nutricionista Mariana Nogueira irá esclarecer.

Frutas auxiliam na produção do leite materno?

Entende-se que o leite humano é formado a partir do estímulo: se o neném está sugando, o leite será produzido. A ideia de que determinados alimentos aumentam a produção de leite é antiga. As frutas são alimentos ricos em vitaminas e minerais, além de água e fibras, todos importantes para uma boa saúde materna.

Quais cereais devem ser consumidos no período de amamentação?

Todos os cereais são importantes não só no período de amamentação, mas durante a gravidez. Os cereais são ricos em fibras, que melhoram o funcionamento intestinal.

Qual a importância da água na amamentação e quantos litros devem ser ingeridos ao dia?

A hidratação é muito importante para a mamãe, durante a amamentação. Uma mãe pouco hidratada ou desidratada pode sofrer dificuldades para produzir leite. A quantidade de água varia de acordo com o peso e os hábitos da mamãe, mas são sugeridos 2 litros/água por dia.

Chás podem auxiliar nessa produção?

Os chás por serem uma fonte de hidratação, podem auxiliar na produção de leite.

Quais alimentos devem ser evitados nesse período?

A minha proposta é: veja a sensibilidade do seu bebê. Algumas mães se alimentam amplamente de alimentos que formam gases (ex: feijão, brócolis, couve flor, etc.) e não notam queixas nos bebês. Outras sugerem que comer esses alimentos gera cólica. Assim como os doces em geral. Por isso, é importante sempre conversar com o profissional que está acompanhando, e, sobretudo, verificar o comportamento do seu bebê.
É importante lembrar que o aleitamento materno deve ser seguido, preferencialmente, com exclusividade até os 6 meses. E sempre consulte um profissional.